Medicina do Trabalho
 

Medicina do trabalho e saúde ocupacional, são sinônimos.

 

É uma especialidade médica voltada exclusivamente à prevenção e tratamento de todas as doenças envolvidas com as atividades profissionais de trabalho.

Prevenir doenças ocupacionais ou do trabalho, bem como reduzir suas complicações está descrito como um direito do trabalhador na Constituição e é mais produtividade para qualquer empresa, reduzindo com isso ausências no trabalho, remanejamentos ou até mesmo trocas de funções.

 

Quais são os objetivos da medicina do trabalho?

Objetivamente envolve a prevenção de doenças que o trabalhador está exposto em sua atividade profissional.

É tarefa do médico aplicar um programa de proteção chamado de PCMSO – Programa de controle médico de saúde ocupacional de acordo com cada área de atuação do trabalhador na empresa.

Paralelamente a isso, o Médico do trabalho indica de acordo com o cargo do trabalhador, quais exames devem ser realizados rotineiramente para acompanhar sua saúde.

Esses detalhes serão descritos mais abaixo de maneira didática.

 

As empresas já enxergam a Medicina do Trabalho como parceira

A medicina do trabalho se baseia em normas reguladas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Isso faz delas obrigatórias para as empresas.

Ao garantir todos os recursos da medicina ocupacional aos empregados, o empresário garante a qualidade no trabalho e evita problemas com a lei.